sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sessão Nostalgia

Já dizia a Drika que quando não temos nada pra fazer, nossa mente se ocupa pensando besteiras e processando informações de forma equivocada, e pode-se dizer que minha mente está assim. No entanto sem a parte, necessariamente, de processar informações de maneira equivocada. Esta semana pude estar perto e conversar com um amigo que faziam três anos que não via. Conversamos sobre os mais diversos assuntos, sobre o que fizemos durante este tempo em não tivemos contato, sobre as "aventuras" que passamos juntos, as coisas engraçadas que fizemos e a forma mais inusitada e inesperada possível em que nos conhecemos. Tudo isso durante a tarde enquanto ele (tentava) arrumar meu notebook (sem sucesso!).

Pois bem, após passar um certo tempo ao telefone com o Suporte Técnico da Dell, precisava de alguém que instalasse o office no meu "bichinho", e lá fui eu, feliz e saltitante a casa deste meu amigo para que ele fizesse esse trabalho para mim. Lá, mais uma sessão nostalgia.

Faziam cinco anos que eu não entrava na casa dele, e as coisas estavam nos mesmos lugares, tive a oportunidade de conversar novamente com a mãe dele, e senti as mesmas sensações do passado, me veio na cabeça cada gargalhada que demos, cada besteira que falamos, nossa!!! Muita coisa passou pela minha mente em um curto intervalo de tempo. Cada cômodo da casa que eu passava me traziam cada vez mais lembranças. E foi muito bom poder sentir tudo isso novamente.

Mas não só lugares me trazem esse tipo de sentimento, as músicas também tem esse "poder". Hoje pela manhã, enquanto eu exercia minha função de "Maria", liguei a todo o volume um CD que peguei emprestado de um terceiro amigo, e absolutamente todas as músicas me trouxeram diferentes lembranças, de diferentes festas e pessoas, e igualmente ao fato da visita da casa do meu primeiro amigo, me trouxeram saudades. Do tempo que qualquer festa me deixava feliz, pelo simples fato de ter musica alta em algum lugar me deixava faceira. Eu era feliz com as minúsculas coisas e não sabia.

Olhando o orkut da Ana, encontrei em um dos álbuns dela umas fotos de quanto éramos crianças, alguma coisa perto dos quatro ou cinco anos de idade. Coisinhas mais lindinhas. E umas outras de quando já éramos maiorzinhas, perto dos 12 anos de idade. Saudades das brincadeiras de casinha, de fazer cabana no quarto, de brincar de boneca... Dos nossos planos de fuga (nada!) infalivéis, das festas, das pessoas que conhecemos juntas... Das inúmeras historias que temos pra contar durante os 15 anos em que tivemos convívio diário. Saudades da minha infância.

A procura de e-mails que me trouxessem uma luz para reorganizar meu notebok, encontrei na caixa de saída dos meus e-mail uma das maiores saudades dos últimos tempos. E-mails estes remetidos por um "certo alguém" que me marcou muito de certa forma e que esteve sempre ao meu lado mesmo que a alguns vários quilometros de distância. Saudades das palavras, dos gestos, do "grande dia" e da véspera! Saudades das chegadas e das partidas. Saudades de tudo!!!

Sinto saudades de todos esses momentos, musicas, pessoas e fatos que os meus 20 anos de vida me proporcionaram. Um caminho cheio de pessoas maravilhosas, mas que por motivos (des)conhecidos tomaram rumos diferentes dos meus. Um caminho cheio de tropeços, algumas decepções, outras tantas realizações e surpresas. Uma vida que tem muito mais histórias do que lamentações e entre essas histórias, tem as clássicas que vem acompanhadas da frase "depois que passa a gente ri". Fiz muita coisa nessa minha vida maluca. Como eu queria, um dia, poder reunir todas, mas todas mesmo, as pessoas que tive a oportunidade de conhecer, que me proporcionaram momentos maravilhosos e podermos passar horas e horas relembrando nossas histórias. Em certas circunstancias a nostalgia é boa!!!

"...tenho saudades das coisas que eu ainda não vi..."

Nenhum comentário: