segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Viagem

Fui ao Rio de Janeiro e a São Paulo na semana passada. A viagem foi muito boa, conheci uma galera muito gente fina, fui num baile funck (muito triiiii), dei muitas risadas, tirei uma infinidade de fotos e, depois de alguns contratempos, a viagem chegou ao fim com uma confraternização no Hopi Hari.
A cidade do Rio de Janeiro me surpreendeu muito. A praia de Copacabana é realmente muito linda com todos aqueles coqueiros e aquele marzão lindo e limpo. As pessoas em sua maioria, são consideravelmente hospitaleiras e a Quadra do Salgueiro e da Mangueira, acompanhadas de suas respectivas baterias, é algo fascinante e contagiante.
No entanto, o que mais me chamou a atenção na "cidade maravilhosa" foi a falta de beleza. É claro que essa opinião é única e exclusivamente minha, mas gostaria de compartilhá-la. Durante os três intensos dias que passei no Rio muitas coisas me tocaram e me chamaram a atenção de forma surpreendente. O horário limitado para andar pelas ruas a noite, mesmo em grupos, era até às 22h caso contrario os riscos de assaltos, arrastões e coisas do genero eram muito maiores do que durante o dia. O fluxo de carros também era intenso, mas nada que se compare ao trânsito de São Paulo.
Mas o que mais me chocou durante a estada no Rio, foi o descaso com a cidade: absolutamente TODA a cidade é pixada. Pontos históricos, praças, prédios, estádios, escolas... TUDO, sem levar em consideração as favelas que compõe grande parte do Rio de Janeiro. Além das pixações, a cidade tem prédios em ruínas e, em determinados pontos, tem cheiros extremamente desagradáveis. Esgoto e urina. Cheiro de podre. De-sa-gra-da-vel.
Mas, numa visão geral, pelo lado de que o Rio de Janeiro será sede das Olimpíadas de 2016 eu vejo isso como uma grande palhaçada. Para entender melhor isso, assistam ao Altas Horas do dia 10 de Outubro - próximo sábado - e vejam o que o lutador Victor Belfort relata sobre o desaparecimento de sua irmã Priscila. E com base neste depoimento, eu tive vontade de questionar nossos governantes: com todos os problemas que a cidade do Rio de Janeiro possui, referente a saúde, educação, segurança e moradia como pode ser sede de Olimpíadas? Gostaria muito de saber dessas pessoas que moram nas favelas o que sentem sabendo que o governo gastará milhões (bilhões, trilhões) de reais na construção de vilas olímpicas, reformas de estádios pelo país e construção de novos estádios, parques aquáticos, pistas de atletismo e mais uma serie de coisas, sabendo que tem gente sem comida, sem saúde, sem moradia e sem educação? Será que ninguém se da conta da vergonha que será para o Brasil toda a questão da violência estabelecida, também, pelo trafico para com os atletas nacionais e internacionais?
Como disse o Victor Belfort, falta no Brasil que as pessoas abracem os problemas do próximo, tentem ajudar a melhorar as condições dos mais necessitados e dos menos necessitados também. Porque ninguém é tão 'rico' que não precise de ajuda, nem tão 'pobre' que não possa ajudar.

Não troco o meu Rio Grande por nada nesse mundo!!!
Em breve, posto algumas fotos e posto algumas coisas especificas da viagem. No momento ainda estou refletindo sobre tudo isso e a Copa do Mundo que ainda acontece antes da Olimpíadas. Apenas peço força e coragem a todos!!
Boa semana!!
Beijo beijo tchê!!

2 comentários:

Reka! disse...

É foda...o povo se matando, passando fome, sem saúde e condições de obtê-la e o governo comemorando as OlimPIADAS e a Copa...
Afffe...
PS: Tu já foi melhorzinha! Aparece porra!!!!

Reka! disse...

É foda...o povo se matando, passando fome, sem saúde e condições de obtê-la e o governo comemorando as OlimPIADAS e a Copa...
Afffe...
PS: Tu já foi melhorzinha! Aparece porra!!!!