quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A VOLTA!!!

Voltar da praia é sempre um saco, ainda mais quando se quer ficar mais uma semana. Mas minhas responsabilidades profissionais me chamam para àqueles compromissos – quem madou fazer o quê gosta?! – mas o pior da volta da praia é, definitivamente,voltar com um meio de transporte que não seja o nosso, neste caso ônibus, explicarei: Conforme expliquei anteriormente, estava eu na praia com minha família, porém tive que retornar a 'city' nesta quarta-feira de cinzas, devido a compromissos profissionais.Conforme a moça da rodoviária de Mariluz Beach havia me informado na terça-feira, as passagem para Gravataí City serião vendidas no dia, assim que o ônibus chegar ao Box da rodoviária, e meia hora antes do ônibus chegar, fomos eu e meus pais até a Rodoviária, uma vez que eu precisa de ajuda para carregar minhas coisas – travesseiro, frasqueira, bolsa e uma sacola com alguma coisas que comprei pra mim cadela Clara. Até esse ponto tudo corria as mil maravilhas, o problema todo começou na verdade quando o ônibus chegou e o povo se alvoroçou até o guichê para comprar a passagem. Neste instante, ouvindo a conversa de uma menina que estava na minha frente com os pais, foi que me dei conta que: eu corria o risco de voltar até Gravataí, num ônibus pinga, DE PÉ!!!! Que absurdo, pois ônibus leito, direto e semi-direto não permitem que passageiros viagem em pé. Ok, eu ainda consegui o último acento do ônibus, porém as pessoas – duas senhoras e uma moça com a filha de colo – ficaram de pé e diziam: “O que importa é que estamos indo pra casa”. É claro que o que realmente importa é que estamos indo pra casa, mas convenhamos que: pagamos R$16,55 de passagem, por um ônibus semi-direto e o MÍNIMO que podemos exigir é voltar pra casa sentados.
Saímos de Mariluz Beach com o ônibus abarrotado de gente, e fomos até Imbé Beach onde o ônibus encheu mais ainda. Quando paramos na rodoviária de Tramandaí Beach, fomos informados que os passageiros com destino a Gravataí City deveriam trocar de ônibus. FIQUEI IRADA!!!! Achei um absurdo isso, uma falta de respeito não necessariamente comigo que também sou consumidora, mas com as dez pessoas, ou mais, que iriam até Gravataí City – ou sei lá eu até aonde – em pé e que assim como eu pagaram o valor abusivo de R$16,55. Minha vontade era de voar no pescoço do cara na Unesul, mas lembrei-me de uma frase "Aconteça o que acontecer, continue respirando" Gente, se estamos pagando por um serviço temos que exigir por ele, não simplesmente nos conformarmos com o fato de que “o que importa é que estamos indo pra casa”, passageiros em ônibus, leito, direto e/ou semi-direto NÃO PODEM VIAJAR EM PÉ!!!!
Na semana passada, quando as aulas começaram, liguei pra SOGIL para verificar os horários e valores para a Universidade, uma vez que essa informação não constava no site. Após ter pose das informações, sai do trabalho e fui correndo pra casa me arrumar pra aula, uma vez que a moça me informou que o ônibus passaria às 18h na parada perto da minha casa. Pois bem, às 17h55 estava eu na parada de ônibus. Passaram-se 50 minutos desde a hora em que eu estava na parada até a hora em que o ônibus passou. Ao entrar o motorista queria me cobrar R$ 5,70 – eu havia entregue a ele R$5,05, pois a tele atendente havia me informado que o valor da passagem com a apresentação da carteirinha estudantil é R$ 4,05 – ai eu enlouqueci de raiva, bati boca com o motorista, disse pra ele que não tinha mais dinheiro que aquilo ali e que a moça havia passado aquele valor e tal. Pra resumir, o Paulista me ligou perguntando se eu queria carona, informei ao motorista que eu não ia mais, que ia descer na rodoviária. Ele me devolveu o dinheiro e eu fui com o Paulista, igualmente braba, porque isso é um roubo e me indignei mais ainda quando parei pra fazer as contas: R$ 5,70 ida + R$ 5,70 volta = R$11,40 por dia x 3 dias na semana = R$ 34,20 por semana x 4 semanas no mês = R$136,80 por mês so em passagem de ônibus, desconsiderando o material da faculdade, Xerox e mensalidade. Com tudo isso daria em torno de R$1.000,00 por mês. Ta loco!!!!! Cheguei a conclusão de que vale muito mais a pena ir de carro, não gasto isso de gasolina por mês considerando o fato de que se eu der carona para uma pessoa, já ta valendo muito mais a pena ir de carro que de ônibus.
Outro caso vivenciado na semana passada: Treinamento em Porto Alegre, e o meio de transporte foi o ônibus novamente, vamos aos valores: R$ 4,30 Anchieta – Porto Alegre – Ponte (ida) + R$ 1,70 metrô até o Mercado Público (volta) + R$ 5,75 Porto Alegre Gravataí Direto (volta) = R$ 11,75 x 3 vezes na semana = R$ 35,25 total! Sem comentários!!!
Quanto mais impostos pagamos para esses governantes sem vergonhas, desgraçados, mais ele dão um jeito de arrancar nosso dinheiro. Políticada desgraçada, desonesta... que raiva!!!! Cada vez mais eu me convenço de que tenho que comprar meu carro urgentemente, mas na verdade o que me impede de fazer isso não é nem tanto o dinheiro, mas os medos que isso me causa. Mas esse assunto fica pra uma outra postagem!!!!
Valeu o “desabafo”!!!!
Beijos e bom resto de semana a todos!!!!

Nenhum comentário: