quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Paro e penso. Logo, me sinto uma inútil

Em meio a aula de Iniciação ao Conhecimento Científico, percebi o quanto eu me sinto inútil frente a incoerência e falta de preparo de alguns professores da universidade.
Tendo em vista que esta atividade acadêmica visa o conhecimento do aluno referente aos trabalhos científicos, o que tenho visto em aula é uma grande palhaçada e percebendo que cerca de R$1.236,00 estão sendo colocados fora. Explicarei por quê: a aula de Iniciação tem como objetivo auxiliar, instruir, orientar o acadêmico quanto aos passos que devem ser seguidos para a execução dos trabalhos na universidade – citação, fichamento, resenha, comparação, etc. – justamente com as insuportávies normas da ABNT. Para que esta “cadeira” possa ser cursada, exigem-se alguns pré-requisitos básico – “cadeiras” obrigatórias – tais como: Teoria da Comunicação, História da Comunicação, Carreiras da Comunicação entre outras que tratam da evolução do homem, da escrita, enfim, da Comunicação como um todo.
No entanto, nesta grande porcaria de aula que ocupa cerca de quatro horas das minhas quartas-feiras durante todo um semestre, tem me revelado a grande falta de preparo, em destaque, da Professora (que se diz Doutora) de quarta-feira. Após o grande fiasco que foi a primeira parte do Grau A, a excelentíssima Professora Doutora (como eles gostam de se denominar assim) de Iniciação ao Conhecimento Cientifico começou a dar sua aula visando chamar nossa atenção para os erros de português. Eu, que quando quero sou bem desaforada, disse o seguinte à ela: “Professora, minha aula de português é na sexta-feira”. Ela não me respondeu absolutamente nada. Foi então que ela largou as seguintes pérolas: “As palavras ‘onde’ e ‘cujo’ são preposições e não podem ser usadas neste caso.” MEU DEUS!!!!! Quando ela disse isso, arregalei os olhos e processei a informação. Pensei com meus botões:
“Quais são mesmos as preposições? A, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás. CADÊ O ‘ONDE’ E O ‘CUJO’???? Assassinou o português."
E assim ela continuou: “
Gente eu já fiz a chamada, quem quiser sair pode sair, eu não sei os nomes de vocês, não vou dar falta”
Porém (mas, porém, contudo, entretanto, todavia, no entanto), a aula do dia tinha o propósito de começarmos o embasamento de um trabalho do Grau B, e ela larga uma aula que fala sobre René Descartes – assunto visto em Antropologia Filosófica -, a Comunicação entre os Macacos no tempo do Ariri e por ai vai. NADA A VER COM O TRABALHO!!!
Ta pra nascer alguém que goste tanto de falar merda, coisas erradas, e AME neologismos mais do que ela: “Há muito tempo atrás...” e “complexificando” foram as mais fortes (depois das novas preposições, é claro).
A essa altura da aula, longe de casa e de carona, só me restava rir, tamanho era o meu desespero.
Achei um sarro a breve conversa que se estabeleceu entre meus colegas, iniciada pelo AA: - Mas é muita falta do que fazer!!! A MM continua:
- Ela nasceu com dois neurônios só. E a EE completa:
- Essa mulher é louca. É uma doente. Como é que deixam isso dar aula??? Caimos todos na risada.
E nessas horas eu me pergunto: que excelente Relações Públicas eu serei. Olha a base que eu tenho. A louca sabe menos do que eu se duvidar e ainda pago +/- R$600,00 por mês pra ter um ensino precário, ridículo, completamente sem fundamento o que me deixa intensamente irritada e desgostosa!!!

Meus pais pagaram cerca de R$43.200,00 nos meus estudos (sempre escolas particulares) e durante os doze anos que passei na escola, ouvia dos meus professores e meus pais o quanto era importante estudar para ser alguém na vida. No Ensino Médio, ouvia, juntamente com meus colegas, que faculdade era coisa séria, não era a moleza do colégio, que tínhamos que ser esforçados, estudar muito para conseguir ingressar em um boa faculdade e ser um profissional competente, e, depois de tanto tempo é isso que eu vejo. Um ensino superior deficiente, carente de bons profissionais, de pessoas qualificadas.
Governantes, Diretores de Escola, Psicólogos – sei lá, seja quem for – pelo amor de Deus, escolham melhor àqueles que educarão nossas crianças, pois o mercado de trabalho e a sociedade estúpida em que vivemos escolhem os melhores, os mais qualificados. A educação neste país pede socorro!!!!

Nenhum comentário: